quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PREDESTINAÇÃO UMA QUESTÃO DE SOBERANIA DIVINA


Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo".

Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú".

E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".  Romanos 9: 11,15

Muitos têm dificuldade em aceitar a predestinação como uma doutrina normal para a igreja cristã.




A palavra predestinação é tão rejeitada no meio evangélico, principalmente no meio pentecostal, que é mais fácil aceitar que o sacrifício de Cristo não foi suficiente para a salvação precisando fazer outras sacrifícios no lugar, Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Hebreus 10:12 do que aceitar que Deus te predestinou antes da fundação do mundo. A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.Apocalipse 17:8 O primeiro é uma grande heresia  o segundo uma verdade bíblica. Na qual das duas  está baseada sua fé,na heresia ou na verdade?

Por não aceitar a soberania divina, o homem tem a tendência de cair em muitas heresias, como aconteceu na idade média quando o ele usurpou a soberania de Deus e a colocou nos objetos e em si próprio . É o que está acontecendo hoje em muitas denominações religiosas. É impossível chamar a Deus de ONIPOTENTE sem Ele não saber do presente, passado e futuro. É impossível chamá-lo de ONISCIENTE sem Ele ter a ciência de tudo o que acontece no universo. É impossível chamá-lo de ONIPRESENTE se Ele não está em toda parte sabendo de tudo o que acontece.

Se negarmos a Onipotência, Onisciência e Onipresença de Deus negamos o próprio Deus, se negamos que Deus não predestina negamos a sua soberania sobre a as nossas vidas.   

A predestinação tira das mãos do homem o domínio de sua vida e coloca totalmente nas mãos de Deus, creio que está é a maior dificuldade que o homem encontra para aceitá-la, porque ele quer ter todo o domínio da sua vida ,e, quando digo: “Deus é soberano ele faz da minha vida o que quer”, estou deixando escapar o controle da minha vida, então inicia-se uma luta para ter novamente o controle da minha vida , quando digo eu decido, eu faço, eu, eu, estou com o controle nas minhas mãos.Enquanto eu não aceitar que Deus manda e desmanda, faz e desfaz sem consultar o homem   eu não vou ser capaz de aceitar que minha vida é predestinado por Deus.

O apóstolo Paulo nos diz: Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.  Gálatas 1: 15,16
Quero perguntar a você e gostaria que você me respondesse no final desta matéria: QUAL A SUA MAIOR DIFICULDADE EM RELAÇÃO À PREDESTINAÇÃO? 

Vamos aos textos que nos falam sobre esta obra tão linda de Deus em nossas vidas:

“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!” Salmo 139: 13, 17

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.  E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.” Romanos 8: 28, 30

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado... Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade” Efésios 1: 3, 6, 11.

A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações". Jeremias 1: 4,5

“Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia”. João 15:19

Com todas estas comprovações bíblicas você ainda duvida que Deus  escolheu e  predestinou você??? A maioria dos cristãos limitam a Deus , fazem Dele um pobre homenzinho que pede licença para tudo, pedindo, quase que implorando  para fazer alguma coisa por nós , pedindo licença para entrar, para salvar, para agraciar , para levantar, orientar , etc, etc, etc...isso é um absurdo!!! Esse não é o Deus da bíblia, esse Deus é manipulado e Ele não se deixa manipular.

Gostaria que você me mostrasse na bíblia onde podemos encontrar livre arbítrio, agora eu estou  mostrando-lhe  onde encontramos a  palavra predestinação e você duvida ?!                                                                                                                      

Você vai ficar com a palavra ou com a suposição?                                                                           

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”. João 15:16

“Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.” Romanos 9:16 

Diz Spurgeon: “Este é o meu decreto. Nada pode  alterá-lo nem anjos, nem demônios, haja o que houver" – o Seu decreto permanecerá para sempre! Ele é Todo-Poderoso e, portanto pode cumprir toda a Sua vontade.”

Mesmo que você não aceite a predestinação ela continua a existir pois as decisões sobre a vida dos escolhidos não depende do ser humano mas de Deus.

Termino com as palavras de   Spurgeon : ( "A velha verdade que Calvino pregou, que Agostinho pregou, que Paulo pregou, é a verdade que eu devo pregar hoje, caso contrário serei falso à minha consciência e ao meu Deus. Eu não posso deformar a verdade; eu não sei nada sobre alisar as quinas rogosas de uma doutrina. O evangelho de John Knox é o meu evangelho. “Aquilo que trovejou sobre a Escócia deve trovejar sobre a Inglaterra novamente.”)

Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Sola Christus, Soli Deo Gloria.

Bispo Francisco Buzzo

+

3 comentários:

  1. Ola Bispo Francisco.

    Eu tambem creio em predestinacao, nao porque ninguem me impos oou ensinou, mas porque ao ler a Biblis, eu mesma cheguei a essa conclusao.
    Achou muito bom o artigo, mas tenho uma perguntinha quanto a ultima frase de John Knox:
    “Aquilo que trovejou sobre a Escócia deve trovejar sobre a Inglaterra novamente.”

    O que exatamente ele quis dizer com isso???

    Obrigada,

    Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bispo Francisco e Valeria Campagnoli,

    A frase fala sobre a mensagem trazida à Escócia por John Knox, mas não é dele. Eis a frase completa dita por C. H. Spurgeon:

    "A antiga verdade que Calvino, Agostinho e o Apóstolo Paulo pregaram é a verdade que eu também devo pregar hoje; do contrário deixaria de ser fiel à minha consciência e ao meu Deus. Não posso remodelar a verdade; desconheço tal coisa como lapidar uma doutrina bíblica. O evangelho de John Knox é o meu evangelho. Aquilo que trovejou por toda Escócia precisa trovejar novamente por toda a Inglaterra.
    Uma inércia espiritual é a nossa inimiga; uma tempestade talvez seja nossa amiga. A controvérsia talvez provoque pensamento, e por meio dele talvez venha a mudança espiritual necessária."

    Quanto a predestinação, sou Calvinista já fazem 27 anos e crer, diria mais, ver Deus é muito diferente do ser vigiado por Ele... é de uma paz alentadora, a qual recomendo a todos. Recomendo também o exercício da misericórdia para os que combatem a doutrina, até porque eu mesmo já cri de forma diferente... Exercitemos a boa prática de que Deus é quem escolhe e dá as ferramentas a hora que Lhe convêm. Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  3. O maior problema que vejo no calvinismo hoje é que ele está entupido de elementos puritanos-pietistas que são, ao meu ver, estranhos ao velho e bom protestantismo de Lutero e Calvino.

    Adorei o texto do bispo!

    Marcio Saraiva

    ResponderExcluir