segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de Outubro - Dia da Reforma


A presente data é marcada por várias reações de convicção ou repúdio, dependendo do prisma observado. O Dia da Reforma, comemorado no mundo inteiro principalmente pelas igrejas protestantes históricas, refaz uma caminhada de coragem e comprometimento com a realidade.

Martinho Lutero não foi apenas um religioso rebelde, como muitos o tacham, que resolveu separar-se de Roma por não concordar com sua doutrina e satisfazer seu ego pessoal, para ser lembrado por gerações como o responsável pela divisão da cristandade ocidental. Muito pelo contrário. Ele pensava apenas em reavivar a própria Igreja e a Europa cristã do seu tempo com uma mudança radical de atitudes, sejam elas eclesiásticas ou morais, em busca do comprometimento fiel a Cristo e à sociedade.

Transformar a Igreja em povo, mudando os paradigmas medievais, foi o seu ousado projeto que frutificou em toda a dimensão europeia em meados do século 16. Lutero, muitas vezes, infelizmente, é lembrado apenas como um grande reformador religioso, excomungado pelo Papa Leão X, contestador das indulgências em prol da construção da Basílica de São Pedro e perseguido pela Inquisição.

Entretanto, uma das grandes qualidades que ele cultivou durante seu árduo trabalho pastoral foi a valorização da educação para todos os alemães. O ensino e a alfabetização eram privilégio do clero e da nobreza na época, e Lutero, em suas primeiras comunidades, exerceu juntamente com os seus colaboradores uma empreitada: a prática da leitura bíblica nas casas dos fiéis e nos templos onde havia salas de alfabetização que impulsionaram o povo a buscar conhecimento.

Para a época, foi um projeto revolucionário e não apenas contestador. Basta entendermos melhor a importância desse ato inédito que transformou a educação naquele momento e possibilitou o surgimento de muitos intelectuais e mentes brilhantes em todas as áreas das ciências, música e educação, que utilizaram dessas bases e transformaram a sociedade culturalmente.

O colaborador é estudante de História - juliano.godoy@ig.com.br

Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/Colaboradores/colaboradores/83265--31-de-Outubro-Dia-da-Reforma-Educacional-Protestante#

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quem é sacerdote?


Há algum tempo atrás recebi um convite de ordenação presbiterial com esta frase bíblica: “... Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 5:6. Isso fazendo alusão a sua nova condição de presbitero no caso do convite era uma ordenção sacerdotal (Padre).

Sabemos que esta passagem  não tem nada a ver com a função de presbitero, e sim faz alusão ao sacerdócio de Melquisedeque que é  figura de Jesus Cristo. Por falta de conhecimento as pessoas tomam para si o sacerdócio eterno do Senhor Jesus.
O que mais me deixa assustado é ver que as pessoas iniciam seu ministério com entendimento errado da palavra de Deus ou ainda do seu próprio ministério no Corpo de Cristo.

Bom , gostaria de saber de você , quem na realidade é sacerdote? 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Colarinho Clerical

ORIGEM E SIGNIFICADO
O uso de vestes especiais por parte dos oficiais da igreja serve para representar o seu ministério entre o povo. Entre estas vestes especiais se destaca o colarinho clerical. Este é normalmente o colarinho de uma camisa ou colete com uma aba branca destacável frente. Originalmente era feito de algodão ou linho, mas normalmente é feito hoje de plástico. Às vezes (especialmente na prática católica romana) a aba é fixa com um colarinho que cobre quase completamente, deixando um quadrado branco pequeno à base da garganta. Em muitas igrejas e em muitos locais, por não saberem da origem e do significado, não se aceita o uso de colarinho clerical. Com a devida orientação os cristãos passarão a entender a conveniência e a oportunidade do seu uso.

domingo, 18 de setembro de 2011

Comentários ao Evangelho de Lucas

 E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; (Lucas 8:1)

Notemos nesses versículos a atividade incansável de nosso Senhor em fazer o bem. Nos é dito que caminhava por todas cidades e aldeias pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus. Conhecemos a recepção que encontrava em muitos lugares. Sabemos que enquanto alguns criam, muitos não criam. Porem, a incredulidade dos homens não fazia nosso Senhor desistir de Sua obra. Ele estava sempre "cuidando dos negócios de Seu Pai". Curta como foi sua missão terrena no tocante a sua duração, foi longa se considerarmos o que ele cumpriu em efeito.

Que a atividade de Cristo seja um exemplo para todos os cristão. Sigamos as pisadas desse divino Mestre, ainda que estejamos longe da perfeição. Como Ele, trabalhemos com afinco em fazer bem em nossos dias e em nosso século, e assim deixar esse mundo melhor do que o encontramos. Não é sem razão que as Escrituras dizem expressamente: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1 João 2:6)

O tempo certamente é curto; porem se o usamos com economia e somos sistemáticos em nossos hábitos, podemos fazer muito. Poucos tem noção de quanto se pode fazer em doze horas, consagrando-se a seus negócios , e evitando a negligência e a frivolidade. Sejamos , pois, ativos como nosso Senhor, e "aproveitemos o tempo".

A vida é, sem dúvida alguma, curta. Porem, é a unica época em que os cristãos podem fazer alguma obra de misericórdia. No outro mundo não haverá nenhum ignorante a instruir, nenhum aflito a quem consolar, nenhum erro espiritual a se aclarar, nenhuma miséria que mitigar, nenhum pesar que remediar. Qualquer obra que vocês façam, as desse gênero temos que cumprir desse lado da tumba. Que percebamos nossa responsabilidade individual. As almas estão perecendo, e o tempo essa passando depressa. Resolvamos com a graça de Deus fazer algo pela glória de Deus antes de que morramos. Recordemos novamente o exemplo de nosso Senhor, e como Ele, sejamos ativos e "aproveitemos o tempo."

tradução: Armando Marcos
FONTE: Bispo J.C.Ryl

sábado, 17 de setembro de 2011

O OUTRO EVANGELHO


Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.  Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo” - Gálatas 1: 6,12

Quando leio está passagem da carta de Paulo , fico pensando se ele estivesse aqui nos dias de hoje o que falaria “dos evangelhos” pregado ao povo? Será que Ele concordaria? 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DA RELIGIOSIDADE PARA A ESPIRITUALIDADE


“Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.” II Coríntios 3: 12 , 16

Estas palavras do apóstolo Paulo expressam sua experiência no judaismo como ele diz em outro texto: “Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.”Atos 22:3

Não há nada pior que você se encontrar com um religioso e ele tentar te convencer com idéias filosóficas que ele adquiriu em algum livro, algum curso que fez ou algo que aprendeu em algum tempo de sua vida. Hoje existe muitos conhecedores de diversas doutrinas , que dão suas vidas por idéias, pseudo crenças , fixação doentias, mas não tem uma experiência com um Deus vivo e verdadeiro.


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PREDESTINAÇÃO UMA QUESTÃO DE SOBERANIA DIVINA


Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo".

Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú".

E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".  Romanos 9: 11,15

Muitos têm dificuldade em aceitar a predestinação como uma doutrina normal para a igreja cristã.



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Desafio de ser Cristão


Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4

Amados, o apóstolo Paulo nos fala sobre o deus deste século que cega o entendimento .
Como a palavra de Deus é atual, vemos que estas palavras são verdadeiras não apenas com os incrédulos mas com pessoas que se dizem crédulas sem conhecer o verdadeiro Deus. “Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, 1 Tessalonicenses 1:9 “ Quando falamos verdadeiro não falamos de um deus que muitos imaginam em suas mentes, mas um Deus real, existente!!!