terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quem é sacerdote?


Há algum tempo atrás recebi um convite de ordenação presbiterial com esta frase bíblica: “... Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 5:6. Isso fazendo alusão a sua nova condição de presbitero no caso do convite era uma ordenção sacerdotal (Padre).

Sabemos que esta passagem  não tem nada a ver com a função de presbitero, e sim faz alusão ao sacerdócio de Melquisedeque que é  figura de Jesus Cristo. Por falta de conhecimento as pessoas tomam para si o sacerdócio eterno do Senhor Jesus.
O que mais me deixa assustado é ver que as pessoas iniciam seu ministério com entendimento errado da palavra de Deus ou ainda do seu próprio ministério no Corpo de Cristo.

Bom , gostaria de saber de você , quem na realidade é sacerdote? 


Vamos a palavra “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1 Pedro 2:9?

A palavra nos diz (VÓS) todos (salvos) fazem parte deste sacerdócio , não é privilégio de alguns como era no antigo testamento (somente da tribo de Levi) pois esse sacerdócio levítico desapareceu com Jesus Cristo.  ‘De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? “Hebreus 7:11 

Porque não temos mais nescessidade do Sacerdócio levítico nos dias de hoje?  

Esse sacerdócio era para oferecer sacrifícios pelos pecados  “Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;” Hebreus 5:1  Se o sacerdócio levítico foi criado para oferecer sacrifícios pelos pecados qual seria sua necessidade hoje? Creio que você diria: Nenhuma,  pois Cristo ofereceu um sacrifício perfeito e para sempre pelos pecados dos seus eleitos. “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,” Hebreus 10:12   “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:28  “Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.” Hebreus 7:27      

Na Idade Média a Igreja Romana inventou as santas indulgências para arrancar dinheiro do povo (note que esta prática não nasceu nas igreja neo-pentecostais)com isso  aniquilarem com o sacrifício de Cristo e hoje vemos que atribuem a missa a renovação deste sacrifício que a palavra diz  foi feito uma só vez “Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.” Hebreus 10:14
QUANDO FAZEMOS SACRIFÍCIOS PARA ADQUIRIRMOS O PERDÃO DOS PECADOS NÓS ESTAMOS AFIRMANDO ATRAVÉS DESTA ATITUDE QUE A MORTE DE CRISTO NA CRUZ DO CALVÁRIO NÃO VALEU NADA.
Por isso não concordo com o “SACRIFÍCIO DA SANTA MISSA” Não precisamos mais de sacrifícios pelos pecados e muito menos renová-los pois o que Cristo fez foi suficiente para nossa vida. Este é o motivo pelo qual os padres da igreja romana se auto intitulam SACERDOTE , porque em todas as celebrações estão oferecendo sacrifícios pelos pecados como era no sacerdócio levítico.” Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado”. Hebreus 10:18 E isso também está acontecendo nas igrejas evangélicas, chamando seus pastores de sacerdotes sendo que nosso sacerdócio é universal.
          
Nós como sacerdotes o que devemos oferecer ao nosso Deus? Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2: 5  “Portanto, ofereçamos sempre por Ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Hebreus 13:15 Este é o sacrifício que Deus quer de nossas vidas, não precisamos colocar uma cruz na costa e irmos a pé de uma cidade para outra, não precisamos subir uma escada de joelhos, não precisamos auto fragelarmos, não precisamos passar pelo sal, nem pela gruta milagrosa, o que precisamos é oferecer um sacrifício que agrade ao Senhor, SACRIFÍCIOS DE LOUVOR, ESPIRITUAIS, estes  sacrifícios realmente agradam a Deus. Esses sacrifícios não são oferecidos por sacerdotes especiais mas sim por você que é sacerdote do Senhor, e que faz parte desta nação santa resgatada para seu louvor.

Deus quer que você exerça seu sacerdócio e não ficar esperando que surja um sacerdote para interceder por você, tome posse do seu sacerdócio pois o Senhor lhe deu esse poder.

Você hoje tem livre acesso até a presença de Deus, não precisa ficar esperando vir alguém para pedir, interceder, falar com nosso Deus, você tem esse direito em Cristo nosso Senhor. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25 hoje Cristo é nosso Sumo Sacerdote, ele está a interceder por nós JUNTO a Deus.

Sacerdote é aquele que oferece a Deus sacrifícios espirituais e acredita que não há outro intercessor entre Deus e os homens somente Jesus Cristo “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5

Bispo Francisco Buzzo

4 comentários:

  1. Que linda doutrina. Podemos sim acreditar nas Escrituras e elas ensinam essa verdade inconfundível e também aceita pelos pais da Igreja, sim assim não fosse não teríamos esse ensino que transmitido a séculos pela Igreja viva e indivisa.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo. Que sempre possamos "defender a fé, que uma vez foi dada aos santos"!

    Grande abraço, Bispo!

    ResponderExcluir
  3. Que doutrina errada! Protestantismo puro! Os presbíteros cristãos não tomam para si o sacerdócio eterno do Senhor Jesus! Eles participam do sacerdócio ministerial de Cristo. Enquanto todos os cristãos participam do sacerdócio comum. A participação não é usurpação.

    ResponderExcluir
  4. Cristo é o único mediador de Redenção e não de intercessão. De intercessão, todos os configurados a Cristo e enxertados nele pelo Batismo o são. Muito mais ainda os ministros, que são EMBAIXADORES de Cristo.

    ResponderExcluir