sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Colarinho Clerical

ORIGEM E SIGNIFICADO
O uso de vestes especiais por parte dos oficiais da igreja serve para representar o seu ministério entre o povo. Entre estas vestes especiais se destaca o colarinho clerical. Este é normalmente o colarinho de uma camisa ou colete com uma aba branca destacável frente. Originalmente era feito de algodão ou linho, mas normalmente é feito hoje de plástico. Às vezes (especialmente na prática católica romana) a aba é fixa com um colarinho que cobre quase completamente, deixando um quadrado branco pequeno à base da garganta. Em muitas igrejas e em muitos locais, por não saberem da origem e do significado, não se aceita o uso de colarinho clerical. Com a devida orientação os cristãos passarão a entender a conveniência e a oportunidade do seu uso.

domingo, 18 de setembro de 2011

Comentários ao Evangelho de Lucas

 E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; (Lucas 8:1)

Notemos nesses versículos a atividade incansável de nosso Senhor em fazer o bem. Nos é dito que caminhava por todas cidades e aldeias pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus. Conhecemos a recepção que encontrava em muitos lugares. Sabemos que enquanto alguns criam, muitos não criam. Porem, a incredulidade dos homens não fazia nosso Senhor desistir de Sua obra. Ele estava sempre "cuidando dos negócios de Seu Pai". Curta como foi sua missão terrena no tocante a sua duração, foi longa se considerarmos o que ele cumpriu em efeito.

Que a atividade de Cristo seja um exemplo para todos os cristão. Sigamos as pisadas desse divino Mestre, ainda que estejamos longe da perfeição. Como Ele, trabalhemos com afinco em fazer bem em nossos dias e em nosso século, e assim deixar esse mundo melhor do que o encontramos. Não é sem razão que as Escrituras dizem expressamente: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1 João 2:6)

O tempo certamente é curto; porem se o usamos com economia e somos sistemáticos em nossos hábitos, podemos fazer muito. Poucos tem noção de quanto se pode fazer em doze horas, consagrando-se a seus negócios , e evitando a negligência e a frivolidade. Sejamos , pois, ativos como nosso Senhor, e "aproveitemos o tempo".

A vida é, sem dúvida alguma, curta. Porem, é a unica época em que os cristãos podem fazer alguma obra de misericórdia. No outro mundo não haverá nenhum ignorante a instruir, nenhum aflito a quem consolar, nenhum erro espiritual a se aclarar, nenhuma miséria que mitigar, nenhum pesar que remediar. Qualquer obra que vocês façam, as desse gênero temos que cumprir desse lado da tumba. Que percebamos nossa responsabilidade individual. As almas estão perecendo, e o tempo essa passando depressa. Resolvamos com a graça de Deus fazer algo pela glória de Deus antes de que morramos. Recordemos novamente o exemplo de nosso Senhor, e como Ele, sejamos ativos e "aproveitemos o tempo."

tradução: Armando Marcos
FONTE: Bispo J.C.Ryl

sábado, 17 de setembro de 2011

O OUTRO EVANGELHO


Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.  Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo” - Gálatas 1: 6,12

Quando leio está passagem da carta de Paulo , fico pensando se ele estivesse aqui nos dias de hoje o que falaria “dos evangelhos” pregado ao povo? Será que Ele concordaria?